DOE PALAVRAS

Um movimento para levar mensagens de força aos pacientes com câncer do Instituto Mário Penna.

http://www.doepalavras.com.br/

domingo, 8 de agosto de 2010

TUDO BEM SE VOCÊ É DIFERENTE!



















Hoje assisti um filme LINDO e que trata de um tema delicado. Vale a pena assistir!

O nome do filme é "Front of the Class". 

O filme é baseado na história verídica de Brad Cohen, um jovem com diagnóstico de Síndrome de Tourette, que desafia as probabilidades de se tornar um professor.

Ele passa por muitos obstáculos até se tornar professor e finalmente vencer o preconceito.

A Síndrome de Tourette é uma desordem neurológica ou neuroquímica caracterizada por tiques involuntários, reações rápidas, movimentos repentinos (espamos) ou vocalizações (barulhos com a boca) que ocorrem repetidamente da mesma maneira. Esses tiques motores e vocais mudam constantemente de intensidade e não existem duas pessoas que apresentem os mesmos sintomas. A maioria das pessoas afetadas são do sexo masculino. O início da síndrome geralmente se manifesta em sua infância e juventude, eventualmente atingindo estágios classificados como crônicos. Porém, no decorrer da vida adulta, frequentemente, os sintomas vão aos poucos se amenizando e diminuindo. Mesmo assim, até hoje ainda não foi encontrada uma cura para a Tourette. Os referidos tiques são movimentos bruscos involuntários que podem se manifestar em qualquer parte ou conjunto de partes do corpo (barriga, pernas, nádegas, braços, etc.), mas tipicamente eles ocorrem no rosto e na cabeça - no rosto em forma de caretas repetidas e na cabeça como um todo em forma de movimentos bruscos, repetidos, de lado-a-lado. 

Um aspecto que merece ênfase ao se tentar explicar ou compreender essa síndrome é que os sintomas ocorrem involuntariamente. Raramente uma pessoa que sofre desta síndrome consegue controlar um mínimo de seus tiques e jamais por prolongados períodos de tempo.  O termo síndrome de Tourette foi concebido em 1885 pelo neurólogo francês Gilles de la Tourette.

Brad Cohen tornou-se professor e recebeu o prêmio de melhor educador da Geórgia. Hoje em dia ele tem uma fundação que ajuda pessoas portadoras da síndrome de Tourette.

Site de Brad Cohen - http://www.classperformance.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário